No último século, o ser humano foi responsável pelo desaparecimento de 97% da população de tigres do mundo. Verificou-se que a sua população em liberdade não atinge os 5.574 exemplares. Em 2019, calculou-se que cerca de 14.000 tigres viviam em cativeiro (913 na Europa, mais de 8.000 na Ásia e mais de 5.000 nos EUA). Muitos destes exemplares cativos são criados para ser sacrificados e para as suas peles, garras ou vísceras serem vendidas.
O tigre encontra-se em perigo de extinção. Só existe um nível de ameaça superior. Esta informação é extraída da "Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas", elaborada pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), e permite-nos conhecer o estado de ameaça das espécies de animais e plantas no mundo.
Nos últimos 25 anos, o tigre extinguiu-se no Camboja, Laos e Vietname e sofreu uma diminuição significativa na Malásia, Myanmar e Tailândia. Entre 2000 e 2018 foram apreendidos mais de 1.000 tigres no Sudeste asiático e, em apenas 15 anos, os caçadores furtivos assassinaram mais de 1.800 exemplares.
O tráfico de espécies é a maior ameaça que o tigre enfrenta, e, a partir da WWF, trabalhamos para travá-la. São caçados para se traficar os seus ossos, usados na medicina oriental pelos seus supostos poderes afrodisíacos ou anticancerígenos milagrosos; para vender a sua pele e confecionar tapetes e objetos de decoração; e arrancar-lhes as suas garras e dentes, que são vendidos como amuletos.
Na WWF trabalhamos para travar o seu declínio, principalmente resultado do tráfico de espécies, e para duplicar a sua população. Em países como a Índia e Nepal verificou-se que, com as intervenções certas, as populações de tigres podem ser recuperadas e, em alguns casos, ser duplicadas num período de tempo relativamente curto. Com um habitat suficientemente restaurado e protegido contra a caça furtiva, os tigres podem regressar.
No entanto, para conseguir salvar o tigre e tirá-lo do perigo de extinção, é essencial que governos e instituições nos apoiem na luta contra o tráfico de espécies por todos os meios possíveis. O teu apoio ajuda-nos a consegui-lo. Precisamos de ti.
Age hoje e ajuda-nos a salvar o tigre da extinção.